domingo, 26 de janeiro de 2014

Você já ouviu The Clash?

                                   Olá amantes da cultura pop, tudo bem? Hoje trago para vocês o primeiro post sobre música, e logo, uma de minhas bandas favoritas e uma das melhores bandas de todos os tempos, The Clash. Sem perder tempo, vamo lá.

O Início

O The Clash é uma banda de rock e punk rock (principalmente esses dois) fundada em 1976 em Londres, durante o início da popularidade do movimento Punk. Sua primeira formação oficial contava com o cantor e guitarrista Joe Strummer (vocalista principal), o guitarrista solo e cantor Mick Jones, o baixista e também vocalista Paul simonon, o guitarrista rítmico Keith Levene e o baterista Terry Chimes. Strummer fazia parte da banda The 101ers e Jones e Simonon da banda London SS. Pouco tempo depois Simonon e Jones recrutaram Strummer, ai nasceu o Clash. Levene foi o guitarrista da banda no começo, mas depois de alguns problemas decidiu largar a banda e se uniu a lendária banda PIL. Logo, a banda lançou seu primeiro álbum, The Clash de 1977. As canções eram muito parecidas com as de outras bandas, um punk pesado que continham letras esquerdistas e de tendência revolucionária, porém as melodias da banda eram diferenciadas. Após o lançamento do álbum Chimes foi substituído por Topper Headon. Em 1978 era lançado Give ´Em Enough Rope, que chegaria em 1979 nos EUA como primeiro álbum da banda. Destaque para a música Tommy Gun.

Tempos Dourados e Ascensão

No final de 1979 era lançado o Grande sucesso pela crítica e pelos fãs, London Calling, um dos melhores álbuns de todos os tempos. O álbum unia Técnica e energia de uma maneira espetacular, marcou também a mudança no estilo da banda que usou e abusou de influências do Funk (americano), do Jazz, do Blues, do Reggae e do Rockabilly. o disco abordava temas sociais como o racismo e o desemprego. A fama do Clash estava lançada, destaque para a música título, Guns of Brixton, Brand new Cadillac e Train in Vain. É considerado o melhor álbum do Clash. Logo em seguida foi lançado Sandinista! lançado em meados de 1980, o álbum também explorou ritmos como o hip-hop. O álbum não foi tão bem recebido e as vendas caíram. 
Em 1982 foi lançado Combat Rock, o álbum mais vendido da banda que inclui os sucessos Rock The Casbah e a música mais famosa da banda, Should i stay or Should I go?, O Clash voltou aos trilhos.

Queda, fim da banda, morte e legado

Em meados de 1982 Headon foi demitido por problemas com drogas, e Chimes voltou e logo depois saiu afirmando que a banda estava sentenciada ao fim. Depois de idas e vindas de integrantes para a banda em 1984 foi anunciado um novo álbum, por conta do empresário Bernie Rhodes a banda teve que renegar o talento do jovem Pete Howard e adicionar um som com uma bateria eletrônica e sintetizadores. Em 1985 Joe Strummer decepcionado com o fracasso das gravações, leva a banda a tocar em bares. Também em 1985 era lançado Cut the Crap, um completo fracasso. Em 1986 o Clash acaba. Em 2002 aos 50 anos, devido a um ataque cardíaco o Lendário Joe Strummer morre. 
O legado do Clash é notável, bandas como Blur se inspiraram no som do Clash. Junto de Nevermind the Bollocks, Here´s The Sex Pistols, London Calling é considerado o maior álbum punk de todos os tempos. O Clash também aparece em inúmeras listas de melhores bandas ou bandas mais influentes. A Lenda segue hoje. 
As Top 5 músicas do Clash para mim são London Calling, Guns of Brixton, Rock The Casbah, Tommy Gun e Train in Vain. Se você nunca escutou The Clash, não perca tempo e vá escutar agora!
Obrigado pela atenção, se você gostou do Post e/ou do Blog não se esqueça de compartilhar esse post e divulgar. Posts novos toda semana! Tenham uma boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário